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  • Foto do escritorDr. Vinicius Augusto

Durma bem: 5 dicas para melhorar o seu sono (e não parecer um zumbi no dia seguinte)



Quem nunca acordou pela manhã parecendo um zumbi após uma noite mal dormida? A qualidade do sono pode ser afetada por diversos fatores, como estresse, alimentação, ambiente e até mesmo o uso de eletrônicos antes de dormir. Mas não se preocupe, existem algumas dicas simples que podem melhorar significativamente o seu sono e fazer você acordar revigorado (e não como um morto-vivo). Confira abaixo!

  1. Crie um ambiente agradável: Quem dorme em um quarto com cheiro de meia suada ou em um colchão que parece uma tábua de passar roupa não tem uma boa noite de sono. Por isso, invista em um ambiente confortável e aconchegante para dormir. Mas cuidado para não exagerar e acabar criando um quarto tão aconchegante que você nunca mais vai querer sair de lá!

  2. Evite eletrônicos antes de dormir: Se você passa a noite toda navegando pelas redes sociais, é normal que você acorde se sentindo como se tivesse sido atropelado por um caminhão. Isso acontece porque a luz dos eletrônicos atrapalha a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono. Então, tente deixar o celular de lado pelo menos uma hora antes de dormir, senão você vai acordar parecendo um monstro de filme de terror.

  3. Estabeleça uma rotina de sono: Seu corpo é como um relógio biológico, então tente manter uma rotina de sono regular para não confundi-lo. Dormir e acordar sempre nos mesmos horários ajuda o corpo a se acostumar com uma rotina e a regular os ciclos do sono. Mas cuidado para não virar um robô e ficar preso a essa rotina a ponto de não aproveitar a vida, hein?

  4. Faça exercícios físicos: Se você é do tipo que só faz exercício físico quando corre para pegar o ônibus, pode ser que essa seja a causa da sua insônia. A prática regular de exercícios físicos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode contribuir para uma noite de sono mais tranquila. Mas cuidado para não fazer exercícios muito intensos próximo ao horário de dormir, senão você vai acabar dormindo na academia!

  5. Relaxe antes de dormir: Se você é do tipo que dorme com um olho aberto e outro fechado, talvez seja hora de tentar relaxar antes de dormir. Tome um banho quente, faça uma meditação ou ouça músicas suaves para ajudar a acalmar a mente e o corpo. Mas cuidado para não relaxar demais e acabar dormindo na banheira!

Com essas dicas simples, você pode melhorar significativamente a qualidade do seu sono e acordar revigorado (e não como um zumbi) para enfrentrar a vida.

 

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